Jornalismo regional à janela

No decorrer das pesquisas cheguei ao recente trabalho de Igor Savenhago, “Jornalismo regional – Estratégias de sobrevivência em meio às transformações da imprensa”. Trata-se de um conjunto de reflexões feitas por jornalistas e académicos, entre os quais Jorge Pedro Sousa, que faz uma comparação entre as realidades portuguesa e brasileira apresenta o contexto português.

Destaco, da entrevista seguinte a Igor Savenhago, algumas ideias interessantes:

“É importante que o profissional vá para a academia com uma vivência [de redacção regional] ou que essa vivência ainda esteja em curso (…) porque a teoria ainda está muito distante da prática.”

“A gente percebe que os profissionais da comunicação, que é um contrasenso, não se dialogam, não se conversam, não é. Na redacção não há muito diálogo. Faz do jeito que dá, com a estrutura que tem, com os profissionais que tem.”

“Os cursos de jornalismo são um excelente espaço para colocar esse diálogo e reflectir sobre a necessidade de mesclar a teoria, não é, e como é que ela poderia ser aplicada no jornalismo, na prática.”

“A Internet, a televisão, a rádio eles são muito de manchetar, não é, a informação circula muito rápidamente. Não há nenhum veículo para amarrar essa informação e analisar de forma mais profunda. O jornal ainda é o lugar desse aprofundamento.”

Resta esperar mais uns dias para ter em mãos este exemplar, que me parece mais um importante contributo para ajudar na reflexão sobre o caso português. Entretanto, enquanto escrevia estas linhas, recebi a comunicação de aceitação de uma proposta de trabalho sobre a transição do jornalismo de proximidade para os dispositivos móveis, sendo que há pelo menos um caso, em Portugal, em que isso já sucede. A explorar.

Anúncios

Sobre Pedro Jerónimo

http://about.me/pedrojeronimo
Esta entrada foi publicada em Clipping, Estudos com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s