Jornalismos e jornalistas em discussão

Indispensável a leitura do ensaio com que abre a edição #50 da revista Jornalismo & Jornalistas, da autoria de Helder Bastos. Proximidades académicas à parte, é uma excelente reflexão sobre as transformações que a Internet tem provocado sobretudo nos (ciber)jornalistas e sobre a qual aqui fica a parte final:

“O jornalismo encontra-se numa encruzilhada importante na sua história. A via da velocidade e da superficialidade, para já não falar da espectacularidade ou da leviandade, conquista terreno todos os dias. O novo ambiente mediático e jornalístico a isso é cada vez mais propício. A Web e outras plataformas impulsionam novos modos de estar e de fazer nas redacções. Como em todas as grandes mudanças, algo se perde e algo se ganha. Mas o jornalismo de referência (porque “jornalismos” há muitos) parece estar a sair vencido. Há mesmo quem vaticine o “fim do jornalismo tal como o conhecemos”. O problema é que o “jornalismo tal como o conhecemos” continua a ser indispensável a um funcionamento saudável das sociedades democráticas. Donde, se o jornalismo “tal como o conhecemos” se tornar irreconhecível, talvez seja de arranjar um novo nome para o ofício que lhe suceder.

Resta saber se o jornalismo e os jornalistas conscientes do seu importante papel social estão interessados em reafirmar os seus valores de sempre ou vão, por falta de força, vontade ou alternativas, assistir à crescente diluição da sua razão se ser”

São muitos e variados os motivos de interesse nesta edição. Um deles é a reportagem – feita juntamente com Patrícia Posse – sobre o Ágor@. Complementando essa informação, aqui fica a entrevista integral ao coordenador do projecto Agenda dos Cidadãos, João Carlos Correia.

Anúncios

Sobre Pedro Jerónimo

http://about.me/pedrojeronimo
Esta entrada foi publicada em Clipping, Congressos com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s